sexta-feira, novembro 18, 2005

Lembranças

Esta época sempre foi muito especial para mim, a altura do Natal. Sempre adorei o Natal com as suas luzes, as suas cores, os cantigos, o calor da lareira, os doces, as prendas, as castanhas que se vendem nas ruas... enfim, todo o conjunto de alegria que faz do Natal tão especial e alegre.
Um dos momentos mais especiais sempre foi fazer o presépio, pois era sempre feito com muito rigor, com musgo e tudo! E ontem tive uma agradável visão, pois estava no Jumbo a fazer compras para a casa, quando vi um presépio muito bonito com musgo... fiquei completamente encantada porque era muito parecido ao que eu fazia com a minha mãe quando era pequena. Deram-me umas saudades que fiquei uns bons 10 minutos a olhar para ele.
Mas há algo que me deixa sem muito espirito natalício. É o facto de enfeitarem tudo tão cedo, pois uns bons 2 meses antes já temos os centros comerciais com motivos natalícios, as montras, os anúncios... é um desgaste enorme e, sem falar, que retira toda a beleza da época. Não sentem o mesmo? Não vos dá vontade de sair do sítio? Não sei, mas a mim faz-me imensa confusão toda a antecipação de uma época que tem imensa carga se for vivida na altura certa.


Deixo-vos a fotografia do presépio que vi ontem.

4 comentários:

Analog Girl disse...

As minhas melhores recordações de Natal também envolvem um presépio com montes de figuras, musgo e papel de alumínio a fazer de água (era um lago com patos e cisnes!). E concordo ctg...o excesso de informação q prolifera por aí, ligado apenas ao consumismo só descaracteriza o Natal. E, estando agora do lado que apela ao consumismo, facilmente separo o meu espírito de Natal da falsa ideia que corre pelas lojas e pela rua...e isso é bom. Nunca deixei d ser criança no fundo!

clau disse...

Acho que no fundo é um espírito que nunca se perde, apesar do enorme e excessivo apelo ao consumismo. Vou sempre vibrar com esta altura, porque a minha 'pequena criança' está sempre em mim aos pulos!

Anônimo disse...

pois..concorduh cntg...tens raxão..axuh k antecipam mt u natal..u natal eh pra ser vividuh nu mumentuh certuh..aliás..natal eh knd um homem kiser..por issuh dev ser vividuh um poucuh todux us dias..

clau disse...

Sim Filipa, a tia concorda contigo. Só que o facto de se antecipar tanto o factor económico de uma época tão emotiva, deixa-me um pouco sem vontade de entrar em centros comercais... É exploração a mais!