domingo, outubro 29, 2006

a minha leitura de cabeceira

Neste momento estou a ler "Cinco Quartos de Laranja" da autora Joanne Harris (a mesma que escreveu "Chocolate"). É um livro muito interessante que nos mostra a visão de uma criança do mundo que está em seu redor. É o relato dessa criança que neste momento já é uma senhora de 60 e tal anos de idade.
Este foi um dos muitos excertos que gostei bastante. Fez-me voltar a ter 10 anos de idade...



"-Resistência - repeti.
Tentem imaginar o que essa palavra significava para nós. Éramos crianças. Tínhamos as nossas regras. O mundo dos adultos era um planeta distante habitado por extraterrestres. Percebíamos muito pouco do que aí se passava. Ainda percebíamos menos da Resistência, essa fabulosa quase-organização.
(...)
Mesmo assim, o que o Cassis murmurou, encheu-me de medo e admiração. Resistência. Era uma palavra que me sugeria aventura, drama. Despertava em mim imagens de bandos rivais lutando pelo poder, de fugas nocturnas, tiroteios, reuniões secretas, tesouros e perigos ultrapassados. De uma certa forma, era como os nossos jogos em anos anteriores - as armas das batatas, as palavras-passe, os rituais. O jogo tinha-se expandido um pouco, era só. As apostas eram mais altas."

Nenhum comentário: